sexta-feira, 7 de maio de 2010

Painel Boca da Noite


Em 1980 montamos, eu e os amigos Newton e Ricardo, o Boca da Noite Bar, que oferecia na época, ao vivo, o que havia de melhor em MPB. Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini, Ivan Lins, Eduardo Gudin, Djavan, entre outros, frequentavam o bar. Foi uma fase maravilhosa da nossa música e o espaço, no bairro do Bixiga, deixou saudade. A ilustração foi usada no convite de inauguração e virou um painel gigante em uma das paredes da casa.

20 comentários:

  1. Bons tempos... Tive o prazer de frequentar desde a inauguração e, infelizmente, no seu último dia de funcionamento. Nesse período fiz grandes amizades, conheci cantores e amantes da música e da noite... Algumas passagens que, com certeza, deixaram marcas nos frequentadores (muitos assiduos como eu). Vidal, Filó (que levei para o aeroporto quando ele foi para os EUA), Maria Marta (casada com o Ricardo) e tantas outras figurinhas carimbadas. Grande abraço, Marcos.

    ResponderExcluir
  2. Eu também frequentava esporadicamente, na época íamos a vários barzinhos. Hoje temos saudade dessa música de qualidade. O Brasil parece estranho. Ou será que sou eu? Abraços. Henrique

    ResponderExcluir
  3. Eita que ha muito não via esse painel! Frequentei o Boca (como era conhecido) por uns 12 anos ou mais, íamos sempre , sexta e sabádo e esporadicamente aos domingos. Eu e duas amigas, pessoas importantissimas na minha vida. Lá conheci namorados, fiz amigos, ficamos tietes do Julinho (fizemos até uma torcida organizada com camiseta e tudo) e de outros cantores. Fui mito feliz naquele lugar, tomávamos todas e mais algumas...e no dia seguinte estávamos inteiras prontas para faculdade e o trabalho...ô figado bom o da época!! kkk
    Fizemos amizade com um garçom que nos atendeu pr anos (Oliveira) , tinhamos mesa cativa, íamos para ouvir musica, veja se pode...
    Que saudades!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Sueli! O Boca da Noite era realmente uma referência de boa música e gente boa! Obrigado por deixar sua história registrada aqui neste blog. Abraços!

      Excluir
  4. Olá, Artur!
    Amigo, você vai se surpreender como cheguei ao seu blog. Estou pirado com a história que ajudei a construir. Mas tudo começou com uma viagem recente do casal de amigos Luiz Suzigan e Vilma Machado para Maceió. Lá eles foram num restaurante e encontraram o seu painel com as "caricaturas", prefiro denominá-las de desenhos de figuras de destaque da MPB. Imediatamente eles fizeram uma foto do quadro e em enviaram com a seguinte frase; "Põe legenda nessa foto aqui. Tem uns quatro ou cinco que não reconheço. Desafio do dia”.
    Certamente, por saberem que sou colecionador de discos de vinil, apaixonadíssimo pela música brasileira, tanto que tenho uma rádio web há doze anos (www.radioweb.bocalivre.org) onde costumo dizer que tocamos o melhor da música brasileira, apostaram que eu poderia reconhecer todas a figuras retratadas por você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frequentei em 1968 o antigo Boca da Noite. No mesmo lugar do de 1980?

      Excluir
  5. Creio que fui até bem, modéstia parte, porém fiquei muito frustrado por não reconhecer todos eles. Da esquerda para a direita: Noel, Pixinguinha, Lupicínio Rodrigues, Cartola, Adoniran, Dolores Duran, Nelson Cavaquinho,(1º dúvida), Luis Gonzaga, João Gilberto, (2ª dúvida), Caetano Veloso, Paulinho da Viola, Tom Jobim, Chico Buarque, Milton Nascimento, Victor Martins, Ivan Lins, Baden Powell, João Bosco, Aldir Blanc, Paulinho Nogueira e (3ª dúvida).
    Então, gostaria muito de sanar a minhas dúvidas contigo, pois desde o dia 11 de janeiro quando eles me enviaram a foto eu não desisti de tentar nomeá-los, inclusive, provocando vários amigos para tentarem fazê-lo. Porém, a maioria não conseguiu completar a relação e, claro, nenhum deles souberam o tiveram convicção nas três personagens que tive dúvidas.
    Minha recente tentativa foi acionando um grande amigo, Welinho, que reside em São José do Rio Preto que também é apaixonado por MPB e como eu pesquisador e colecionador de discos de vinil.
    Embora ele tenha acertado

    ResponderExcluir
  6. Embora ele tenha acertado quase todos os nomes, acabamos com dúvidas justamente nos três que relacionei acima.
    A minha primeira e terceira dúvida, eu diria que não se trata nem de dúvida. De fato não soube afirmar quem são. Claro, que a imagem me remete a algum artista que conheço, porém, não tive convicção em apostar em ninguém. Meu amigo Weldinho relaciona Dorival Caymmi onde indico a minha primeira dúvida e Eduardo Gudin na minha terceira dúvida. Já com relação a minha segunda dúvida, aí sim uma dúvida, ele não reconheceu o artista. Eu inicialmente pensei que fosse Dorival Caymmi por causa do bigode, mas não tive convicção. Depois passei a crer que pode ser Paulo Vanzolini. Então? Rsrs
    Ah, meu amigo Weldinho, sugere que na minha primeira dúvida que seja Dorival Caymmi, o mesmo que fora apontado por outros amigos. Discordei de todos. Não me recordo de ver o Dorival Caymmi de cavanhaque e a personagem tem cavanhaque. Na sequência de trocas de e-mails ele passou a crer que poderia ser Paulo César Pinheiro. Outro personagem que também havia sido sugerido por alguns amigos, mas que também discordei.

    ResponderExcluir
  7. Na minha modesta opinião, meu amigo Weldinho vacila nas duas últimas figuras: no penúltimo ele sugere Luiz Bonfá e eu tenho absoluta convicção que seja Paulinho Nogueira. Já no derradeiro ele aposta que seja Gonzaguinha e eu não tenho nenhuma ideia de quem seja. Outro amigo, Levy, que também conhece bastante da MPB apostou em Marcos Valle, mas eu sinceramente não creio que seja ele.
    Então, agora a bola está contigo! Por favor, me tire desta angústia!! Rsrs
    Outra coisa, o seu painel hoje está postado na área de trabalho do meu notebook.
    Antes de mais nada eu gostei demais do seu trabalho. Lindo!!!!!
    Caramba, como sou prolixo, acabei me esquecendo de relatar como cheguei no seu blog. Pois bem, meu amigo Weldinho fez uma pesquisa e encontrou a referência ao bar Boca da Noite e nela uma crônica deliciosa de um pseudo compositor que teria frequentado o bar e lá se desenrolado a sua história.
    No início da mensagem que ele me passa a informação de que havia o bar Boca da Noite ele menciona também que abaixo do painel com as ilustrações das grandes figuras da MPB, havia uma frase de uma parceira entre Paulo César Pinheiro e Eduardo Gudin, mas ele não escreveu a tal frase.
    Hoje quando li o e-mail que ele me enviou, imediatamente coloquei o nome do bar na minha busca e logo de cara me deparei com o seu blog. Achei fantástica toda esta história!!!
    Grande abraço!!
    Marquinho Carvalho


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marquinho! Bom, estou respondendo você via e-mail, mas quero agradecer aqui neste blog o seu carinho pelo assunto Boca da Noite. Abraços!

      Excluir
  8. Saudações, novos amigos, amantes da boa música, da conversa boa, inteligente e outras manifestações da arte. Surpresa ótima encontrar esse blog do Marcos. Sou o Beto Brim. Peço licença para um depoimento um pouco extenso. Fui frequentador assíduo, quase diário, do grande Boca nos idos e bons tempos de 80 e pouco. Como morador, nascido e criado no bairro do Bixiga, tinha o privilégio de estar sempre muito próximo dos grandes pontos de encontro boêmios da época. E o Boca foi, sem dúvida, o melhor bar do Bixiga. A casa estava sempre cheia e, mesmo com mesas disponíveis, eu ficava sempre no balcão, junto do bar, com minha turma do bairro. Lembro-me do folclórico garçon chamado Malaquias, o Malaca, para os habitués. No bar ficava o genial barman Ernâni, que preparava drinks espetaculares. Um drink, criado por ele, chamava-se Coscorobil. Depois que ele saiu do bar, assumiu o cearense Carlinhos, ex-garçon do bar. Eu conversava muito com o Ricardo Guerreiro e com o Newton D´Ávila, sócios que ficavam no caixa. Estive com o Ricardo em Paraty há uns anos atrás. Ele estava com a cantora Maria Marta, tocando num bar e vivendo naquela cidade. Com o Newton estive há poucos meses, no Sesc Consolação, na gravação do DVD do filho dele, Rafael, que faz duo com o violonista Rafael Schmidt. Estive também com o Filó, há uns anos atrás, quando ele se apresentou com o neto Felipe Machado, aqui em Jundiaí. O neto é muito talentoso também. Dos músicos lembro-me também, além do Filó, do Celso Miguel, do Lula Barbosa, do Leivy Miranda e do genial Geraldo Cunha, que tocava um violão muito original. Os músicos da segunda geração foram o Julinho, um cara muito simpático, o Zé Caetano. E sem sair do palco a noite toda, o grande timbeiro Fábio, que depois foi para o Bom Motivo, em Pinheiros. Ainda tenho muitas memórias do Boca, mas não quero me estender muito. Um forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
  9. Muita saudades...... se fechar os olhos ainda vejo o dia amanhecer na janela com vitral atras do palco ..... Geraldo Cunha , Filó e tantos outros ..... Meu garçom o Malaca ... quando não tinha mesa me arruma um banquinho e lá estava eu sentado com alguém .... Muitas recordações ..... Hoje estou e São Paulo e descrevendo o Boca , ninguém soube me indicar um lugar igual .... muita saudades .......

    ResponderExcluir
  10. Que legal. Grandes lembranças. Frquentei muito esse Bar. Lembro muito bem do Ricardo, Maria Marta, Julinho, Helinho, Elton Meirelles. Wilson Suscena e outros tantas. Chegava as 22hs e não queria mais embora. Lembro me de uma noite memoravel com Djavan no Palco. Sem falar no Gudin maravilhoso.

    ResponderExcluir
  11. Guardo até hoje a bolacha de chopp.
    Pena que não tem como publicar aqui.

    ResponderExcluir
  12. Levei a TV CULTURA PARA GRAVAR “ DEMÔNIOS DA GAROA “ em homenagem ao falecimento de ADONIRAN BARBOSA. Foi incrível, MUITAS FELICIDADES.

    ResponderExcluir
  13. Meu nome: DORIVAL DELLIAS FILHO “ CHATEAU”

    ResponderExcluir
  14. Olá Arthur, tenho este painel do Boca da Noite na parede da minha casa até hoje. Ganhei de presente de vocês no meu aniversário de 20 anos..... fui frequentador assíduo do Boca durante muitos anos. Quem me apresentou o local foi o Paulão (professor de história do Anglo). Lá fiz grandes amigos, dentre eles o Euclydes Mattos, que foi embora pra Barcelona. Apenas hoje soube que faleceu há alguns anos. Muitas das melhores lembranças da minha vida estão no Boca. Se quiser te mando um foro do painel do Boca. Pra mim, é uma lembrança que faço questão de ter e olhar todos os dias.

    ResponderExcluir
  15. Oi Pessoal, alguem tem fotos do palco do Boca da Noite. Especialmente do Lula Barbosa? Ficaria super grata se puder conseguir algo assim. Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Ahhh o Boca... Coração do Bixiga! Que saudade

    ResponderExcluir